Condutor envolvido em acidente que matou enteados de filha de Mano Menezes fecha acordo e não será processado

Condutor envolvido em acidente que matou enteados de filha de Mano Menezes fecha acordo e não será processado

Foto: Eduarda Cerqueira/ Jornal A Platéia (Divulgação)

O Ministério Público firmou um acordo de não persecução penal (ANPP) com Bernardo do Amaral Kummer, motorista e único sobrevivente do acidente que matou quatro pessoas, inclusive dois enteados da filha de Mano Menezes, na BR-293, em Santana do Livramento, em maio deste ano. Com o acordo, ele não será denunciado à Justiça e deixará de responder a processo criminal, desde que cumpra as medidas estabelecidas.


​+ Receba as principais notícias de Santa Maria e região no seu WhatsApp


O ANPP foi possível após Bernardo confessar o crime. Ele terá três obrigações principais: pagar prestação pecuniária à conta das penas alternativas da comarca, prestar serviços à comunidade por 24 meses com carga mensal de 30 horas e cumprir suspensão da carteira de habilitação por 12 meses. A Justiça ainda definirá quais entidades serão beneficiadas.


Indiciamento

Em julho, a Polícia Civil indiciou Bernardo por homicídio culposo na direção de veículo automotor, com agravante por transportar passageiros. A delegada Giovana Muller, responsável pelo caso, apontou que, embora a perícia tenha sido inconclusiva, o laudo do Instituto-Geral de Perícias indicou que o carro “estava acima da velocidade permitida para a via, o que já pressupõe culpa”.


O acidente

Segundo a Polícia Rodoviária Federal, um Honda CR-V com placas de Dom Pedrito teria saído da pista e capotado no km 303 da BR-293. O veículo, onde viajavam cinco pessoas no sentido Dom Pedrito - Santa Maria, parou em uma área de mata. Bernardo foi o único sobrevivente e recebeu alta cinco dias após ser internado na UTI da Santa Casa de Santana do Livramento.


Entre as vítimas estavam Maria Sophia Dumoncel, 16 anos, e Arthur Dumoncel, 9 anos, enteados da filha do técnico Mano Menezes. Também morreram o psicólogo Maurício Machado Moraes, 42 anos, e Renato Amaral Kummer, 23 anos, irmão do motorista, que faleceu semanas depois em decorrência dos ferimentos.


Os corpos de Maria Sophia e Arthur foram velados em 17 de maio e sepultados no dia seguinte em Santa Maria, cidade da família materna. Na ocasião, o Grêmio se manifestou oficialmente e afastou Mano Menezes temporariamente para acompanhar o luto.


Leia mais

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Operação prende suspeito de participar de organização criminosa de outro Estado em Caçapava do Sul Anterior

Operação prende suspeito de participar de organização criminosa de outro Estado em Caçapava do Sul

Recursos desviados da saúde, inclusive em cidades da região, teriam sido usados para compra de carros de luxo e passagens aéreas internacionais Próximo

Recursos desviados da saúde, inclusive em cidades da região, teriam sido usados para compra de carros de luxo e passagens aéreas internacionais

Polícia/Segurança